domingo, 15 de julho de 2007

As Sete Novas Maravilhas do Mundo

7/07/2007
No dia 7/07 /2007, como sabes, foram divulgadas as novas 7 Maravilhas do Mundo. Aos poucos iremos visitá-las.


Chichén Itzá
Pirâmide de Kukulcán



Estamos no México, em plena civilização dos enigmáticos Maias, na província de Yucatán. Pensa-se que esta cidade terá sido fundada por volta de 435/455. Os Maias edificaram pirâmides com uma precisão matemática verdadeiramente admirável. A que vês na imagem é a mais famosa. O culto à Serpente Emplumada pode ainda hoje ser admirado duas vezes por ano, nos equinócios de Inverno e de Verão, respectivamente a 21 de Março e a 21 de Setembro, entre as 15 e as 17 horas, assim que os raios de Sol incidem sobre a pirâmide num ângulo preciso. As sombras que se formam nos terraços da escadaria principal assemelham-se às cabeças gigantes das serpentes esculpidas na base da escadaria e cria-se a ilusão de que Kukulcán surge do alto do templo e depois desaparece.
A pirâmide revela também os avanços matemáticos do povo Maia. Foi construída em nove níveis e em cada uma das suas quatro faces foi acrescentada uma escadaria com 91 degraus. Contando com a plataforma superior, chega-se a um total de 365, que corresponde ao número de dias de um ano.


(Publicado a 30/o8/2007)
Coliseu de Roma





A construção do maior anfiteatro de Roma foi solicitada pelo imperador Vespasiano em 72 d.C. , no terreno pantanoso de um lago onde estava o palácio de Nero. É uma construção de grande beleza. Permitia o fácil acesso de 55 mil pessoas pelas suas 80 entradas em arco.
No coliseu eram exibidos diferentes espectáculos, entre eles contam-se os combates entre gladiadores e a caça de animais, onde eram utilizados animais selvagens importados de África. Os animais mais utilizados eram os leões, leopardos e panteras, mas animais como rinocerontes, hipopótamos, elefantes, girafas, crocodilos e avestruzes eram também utilizados. As caçadas, tal como as representações de batalhas famosas, eram efectuadas em elaborados cenários onde constavam árvores e edifícios movíveis.
Nos seu primeiros anos o Coliseu era "inundado" para simulações de batalhas navais; pois a arena dispunha de um excelente sistema de drenagem, a ponto de se poder encher sozinha quando chovia intensamente.


(Publicado em 23/08/2007)



Machu Picchu

A Cidade Mágica dos Incas





Entre o céu e a terra, numa localização espectacular, Machu Picchu domina o vale do rio Urubamba, a 2 400 metros de altitude, na cordilheira dos Andes, no Peru. Num espaço estreito, tal como vês na imagem, apertam-se umas contra as outras as ruínas de casas, torres, palácios e centros cerimoniais. Os terraços artificiais, volta a observar a imagem, destinavam-se à agricultura, em socalcos, e estendem-se até ao limite dos precipícios.
Machu Picchu, o "Velho Pico" para os Incas, guarda até hoje o segredo da sua arrojada construção e do povo que nela habitou. A cidade foi descoberta pelo investigador e historiador norte-americano Hiram Bingham, em 1911.


(Publicado a 1/08/2007)

Cristo Redentor



O Cristo Redentor, com cerca de 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado com vista sobre a cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Projectada pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e concebida pelo escultor francês Paul Landowski, é um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo. A estátua levou cinco anos para ser construída e foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade e do povo brasileiro.

Clica no endereço que se segue para veres mais imagens do Cristo Redentor
http://images.google.pt/images?q=cristo+redentor&hl=pt-PT&um=1&sa=X&oi=images&ct=title

(Publicado a 1/o8/2007)



Petra

Uma Cidade de Pedra Vermelha




No início do século XIX, um grupo de cavaleiros atravessava o escaldante leste da Jordânia. Um deles era europeu, chamava-se Johann Ludwig Burckhardt e quando lhe falaram das ruínas ficou curioso. A 22 de Agosto de 1812, foi o primeiro visitante dos tempos modernos a cavalgar através de Petra, a cidade rosa-avermelhada.
Petra foi um centro importante e, mais tarde, cidade real dos Nabateus, um povo dos desertos do norte da Arábia, cujas caravanas transportavam para o Mediterrâneo mercadorias do sul da Arábia e da Índia: aloé, incenso, canela e mirra.
Desde o século IV a.C. que os Nabateus controlavam a parte norte da lendária rota do incenso; só eles conheciam os poucos lugares onde havia água e sabiam enfrentar as tempestades de areia.
Os avultados lucros comerciais e o encontro com a cultura grega e depois romana, deram os seus frutos: no vale de Petra, no coração do deserto de arenito entre o mar Vermelho e o mar Morto, surgiu uma arquitectura única e grandiosa, dedicada aos deuses e aos mortos.
O fascinente caminho que vai dar ao centro de Petra começa por atravessar um desfiladeiro com mais de 1Km de comprimento. As expectativas criadas pelo misterioso desfiladeiro não são defraudadas quando se avista a fachada do Khazne Firaun, a "Casa do Tesouro do Faraó", o mais belo e antigo monumento da cidade.
Em Petra existem outras imponentes fachadas de túmulos reais, um impressionante teatro, com as bancadas talhadas na encosta rochosa, escondem-se ainda banhos, ginásios e mercados sob as dunas.

(Publicado em 25/07/2007)


TAJ MAHAL




O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, pequena cidade da Índia. A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória da sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A Jóia do Palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14.º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre o seu túmulo, junto ao rio Yamuna. Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi-preciosas, tais como o lápis-lazúli, entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro.
Apesar da sua opulência, o Taj Mahal é na verdade um gigantesco mausoléu e não um palácio, como muitos pensam.


Uma curiosidade: depois de terminar o seu trabalho, cortavam as mãos aos artesãos para impedir que pudessem reproduzir a obra.

(Publicado em 22/07/2007)


Muralha da China




Esta fabulosa muralha, começou a ser erguida por volta de 220 a.C., por determinação do primeiro imperador chinês, Qin Shihuang. Tem mais de 5.000Km de extensão ( não se sabe ao certo a sua verdadeira extensão) e a sua função era a de conter as invasões dos povos do Norte. É formada por várias muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de dois milénios.
Apenas o revestimento exterior da Grande Muralha é composto por pedra talhada. O interior era cheio de cascalho, terra batida e outros materiais. Não deixa de ser terrível pensar que os cadáveres dos soldados, dos camponeses e de todos os outros trabalhadores que morreram durante a construção desta imponente muralha serviram também para "encher" o seu interior. Esta fortificação só foi possível graças ao trabalho forçado de milhares de homens reduzidos a escravos e obrigados a trabalhar de mãos nuas e com ferramentas rudimentares.
A muralha adapta-se perfeitamente ao perfil do terreno, a sua altura varia entre os 3 e os 8 metros. Funcionava também como um importante sistema de comunicação. Os soldados deslocavam-se sobre ela a cavalo de forma mais veloz do que se atravessassem os acidentados terrenos da região.



No endereço que te deixo podes ver mais imagens da Grande Muralha da China:




(Publicado em 15/07/2007)


quinta-feira, 5 de julho de 2007

Recriações Históricas

Passear pela História




Com a chegada do Verão, alguns municípios organizam feiras medievais e outro tipo de recriações históricas.

Toma atenção:


Entre 7 e 8 de Julho, o Mosteiro de Arouca e o Terreiro Rainha Santa Mafalda serão o palco de uma recriação histórica. Consulta o endereço que se segue e ficarás a saber mais sobre esta proposta que te deixo -

Entre 3 e 12 de Agosto, Santa Maria da Feira volta a propor a sua Viagem Medieval. É considerado o principal evento medieval nacional, atraindo todos os anos mais que 500 mil visitantes. Clica no endereço que te deixo para saberes mais pormenores - http://www.viagemmedieval.com/index2.php

Entre 6 e 8 de Julho, temos ainda o Desembarque das Tropas Liberais, na Praia da Memória (Matosinhos). Para saberes o que representa o obelisco da Memória, clica no seguinte endereço: http://paginas.fe.up.pt/porto-ol/is/lavraliberal.html


A 8 de Julho, o Vir a Banhos - recriação de uma praia no início do século XX, na Praia da Baía em Espinho;

Entre 6 e 9 de Setembro, no Mosteiro de Leça do Balio, teremos Os Hospitalários no Caminho de Santiago.

Aqui ficam boas razões para passear e aprender. Bons passeios!