domingo, 23 de novembro de 2008

Centenário da Linha do Vouga


O "Vouguinha" faz 100 anos!



A Linha do Vouga, no seu primeiro troço (Espinho - Oliveira de Azeméis), foi inaugurada em 23 de Novembro de 1908 por D. Manuel II.
Apesar de planeada em 1877, só a 23 de Maio de 1901 foi concedida a Frederico Pereira Palha autorização para construir e explorar um caminho-de-ferro de via reduzida que, partindo de Torredeita, no ramal de Santa Comba Dão a Viseu, se estendesse até Espinho e daí, por Sever do Vouga, até Aveiro, estabelecendo ligação com a Linha do Norte.
Em 1906, a concessão foi transferida de Frederico Pereira Palha para a Compagnie Française pour la Construction et Exploitation des Chemins de Fer à L’Étranger.
Foi esta companhia que, em 21 de Dezembro de 1908, abriu à exploração o troço Espinho - Oliveira de Azeméis, concluindo-se a linha em 5 de Fevereiro de 1914, com a chegada a Bodiosa.

As comemorações começam domingo de manhã, em Espinho, com o descerramento de uma placa comemorativa na estação e de uma projecção de fotografias de Aurélio Paz dos Reis, que recriam a chegada de D. Manuel II à cidade para a inauguração oficial.
Às 09:26 parte um comboio especial com destino a Oliveira de Azeméis.

A Escola EB 2/3 Sá Couto, em Espinho quis também celebrar com os seus alunos este centenário e na passada 4ª. feira realizou um sessão com a presença de pais, encarregados de educação, professores e alunos, tendo-se inaugurado uma exposição de fotografias alusiva ao tema, pojectado um powerpoint e ouvido um historiador e antigo professor da Escola falar sobre a inauguração desta linha.


A título de curiosidade fica a informação:


A Linha do Vale do Vouga, que se desenvolve entre a estação de Espinho-Vouga e Aveiro numa extensão de 96,2 quilómetros, é servida por 13 estações e 32 apeadeiros, atravessando 33 pontes e três túneis.


Ficam os nossos Parabéns e a esperança de remodelação desta linha.