sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Exército Romano



Da Gália à Ásia, da África do Norte à Grã-Bretanha, o exército romano conquistou um império imenso. Era necessário manter os limites do território conquistado. Em cada etapa os soldados instalavam acampamentos fortificados e construíam uma grande rede de estradas.


Na época do imperador Augusto haveria 310 000 soldados romanos.


A base do exército era a legião, de dimensões variáveis, que no tempo de Augusto tinha seis mil homens, todos cidadãos romanos voluntários, que serviam durante vinte anos. A legião dividia-se em 30 manípulos e estes em duas centúrias. Os principais oficiais eram os centuriões, cada um responsável por cem homens, derivando daí o nome de centúria. Nos anos 200 d. C. a legião tinha apenas dois mil homens. Cada legião contava com o apoio de uma força auxiliar de não romanos mobilizados para o exército, que tinha mais ou menos a mesma quantidade de homens. A força total de um exército variava, tendo com Augusto 28 legiões, que eram deslocadas de local para local conforme as necessidades da defesa. As legiões eram leais apenas aos seus próprios generais, conferindo-lhes popularidade e poder.
A permanência dos soldados, por longas temporadas, nos diferentes pontos do Império, contribuiu para a romanização das populações.
Para ficares a saber mais sobre este tema consulta o endereço que se segue:
http://marius.blogs.sapo.pt/arquivo/645495.html