quinta-feira, 22 de março de 2007

O Livro na Idade Média

"Para se fabricar o livro era preciso em primeiro lugar dispor de pergaminho, pele de carneiro ou de cabra, que se cortava rectangularmente e se dividia em cadernos, depois de ter sido metida em solução de cal (para tirar a gordura), secada, esfregada e polida com pedra-pomes. Diante do pergaminho cortado e dobrado, o copista, depois de riscar com um lápis aquilo a que hoje chamamos mancha (o espaço destinado às letras e as linhas), tomando o raspador numa mão e a pena de ave na outra, traçava minuciosamente os caracteres, deixando em claro as iniciais e o espaço para as decorações. Outro artista vinha encher esses espaços em branco, desenhando grandes iniciais muito enfeitadas a vermelho, azul, verde, por vezes a ouro e prata; outro ainda pintava ornamentações, em certos casos pequenos quadrados de assunto relacionado com o texto.

A preciosidade, que levava anos a concluir, era finalmente rematada com grossas capas de tábuas cobertas de metal e uma sólida fechadura. Resguardava-se, assim, quanto possível, o tesouro encerrado dentro das capas. Estas tornavam-se também, por vezes, obras de arte, de prata cinzelada ou marfim engastado de pedras preciosas.

Nos conventos, os livros ficavam dispostos sobre carteiras onde os monges iam consultá-los, frequentemente presos por uma corrente.

Os particulares legavam-nos como jóias entre os mais valiosos bens."

in António José Saraiva, "História da Cultura em Portugal"

Ver imagens em:





9 comentários:

Anónimo disse...

Srª Prof. Carminda,
estou a gostar imenso de ler o seu blog...
Lembra-se quando nos disse o blog ás 20:51, quando cheguei a casa da Academia, li o texto nº 1, o livro na idade média e mais alguns!!!!!!!
Teve uma excelente ideia,
beijinhos e abraços,

Joana Rocha (nº 8 5ºJ )

Anónimo disse...

Estou a adorar o seu blog

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Joana, que bom teres ido visitar o blog. Coloca as dúvidas que te surgirem, partilha connosco as tuas opiniões.Fico a aguardar novos comentários.
Professora Carminda

Anónimo disse...

O seu blog está espetacular!!!
Acho que só me falta um ou dois textos para ler o blog inteiro!!!Agora estou a exagerar um bocadinho...Mas já li alguns mais!
Espero que continue a publicar + textos e fotos,
Joana Rcoha, nº8 5ºJ

Anónimo disse...

Nunca vi blog tão "fixe"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Professora carminda em primEIro lugar estou a adorar o seu blog mas queria perguntar-lhe uma coisa, enquanto estva a ler o texto sobre "O Livro na Idade Média" deu-me uma duvida e queria perguntar o que é pedra-pomes.

beijinhos da

beatriz gomes nº4 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Beatriz,procura a resposta em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra-pomes
Sempre que escreves deves voltar a ler, antes de enviar, para verificar se não te falta nenhuma letra, nenhum acento e se as maiúsculas estão ou não no sítio certo. De acordo?
Professora Carminda

Anónimo disse...

srªprofessora, quando fui a Brangança fui a um museu e tinha lá muitos livros da idade média escritos em latim.
beijinhos da sua aluna Alexandra 5ºj

Julia Copat disse...

Oi, sou Julia.
Não sou nenhuma aluna ou algo assim. Este artigo esta realmente muito impressionante.

Bom,, Adeus.