domingo, 22 de abril de 2007

VIAGEM VIRTUAL

Palácio da Pena



Situado na serra de Sintra, remonta a 1839, quando D. Fernando de Saxe Coburgo Gotha, marido de D. Maria II, adquiriu as ruínas do Mosteiro Jerónimo de Nossa Senhora da Pena e iniciou as obras de adaptação a palacete.
É um notável exemplar da arquitectura portuguesa do Romantismo.
Foi considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal.

Recorda o que lemos sobre D. Fernando de Saxe Coburgo Gotha, no último Boletim de História - Fevereiro 2008.

Clica no endereço que te deixo e vê mais fotografias deste belo palácio.
http://www.pbase.com/diasdosreis/pena&page=all


Pavilhão do Conhecimento






A viagem que hoje aqui deixo foi ideia da Filipa do 5ºJ, podem ver no comentário que ela nos deixou, adorei a ideia e aqui fica. Aproveitem e viagem connosco!

Um pouco do seu historial
:

Este novo espaço de divulgação científica e tecnológica situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO'98, foi um dos seus pavilhões temáticos, o do "Conhecimento dos Mares".
O Pavilhão do Conhecimento dos Mares, foi, com os seus 2.543.914 visitantes, um dos mais visitados da EXPO'98.Com esta sua nova missão, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva pretende ser um núcleo de interesse e um pólo de atracção.



Museu da Água





A 12 de Maio de 1731, D. João V autoriza a construção do Aqueduto das Águas Livres. As obras de construção iniciam-se em Agosto de 1732 e em 1748 o Aqueduto entra em funcionamento. A sua extensão, incluindo todos os seus ramais, é de 58 135 metros com 35 arcos.
O Aqueduto é uma das mais notáveis obras de sempre da engenharia hidráulica.

Agora que tanto se fala da importância de todos contribuirmos para a conservação da água, fica a proposta desta visita virtual e quem sabe, quando fores a Lisboa vás ao Museu ver no local o que agora visitas através do convite que te faço.

Não esqueças:

Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água, porque:
*não há vida sem água;

* a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;
*a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor;

*cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado;
*alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.

adaptado de Carta Europeia da Água, 1968





Clica no endereço que se segue e efectua uma visita ao Museu da Água e aos seus quatro nucleos museológicos. http://museudaagua.epal.pt/museudaagua/




Museu dos Coches






Carrinho de Criança (2ª metade do século XIX)




O Museu dos Coches possui uma colecção de viaturas reais do século XVII aos finais do século XIX. É considerada a mais notável colecção do mundo do seu género. É um dos museus mais visitados de Portugal.



Clica no endereço que se segue e viaja através do menu que te é oferecido. Clica em Colecção e depois em coches, berlindas, carrinhos, etc. e em Acessórios e depois em acessórios de: viatura, cavalaria, cortejo e fardamento. Não esqueças o Traje.


Endereço: http://www.museudoscoches-ipmuseus.pt/pt/frameset.htm






Queres visitar Conímbriga?



Clica no seguinte endereço: http://www.conimbriga.pt/index.html




E se fôssemos até ao belo Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha?




Clica no seguinte endereço:
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Leiria.VR/Patrimonio/Batalha/index.html

Atenção que no pequeno texto que acompanha as imagens tens quatro erros ortográficos: deves escrever inimigo, português, incêndio e espoliação. Fica o alerta - Como vês nem tudo o que se escreve na Internet está correcto!

Podes ainda clicar neste outro endereço:
http://migueleloi6.no.sapo.pt/Batalha/Batalha%2001.htm




Caminhemos mais para Sul, estamos junto ao rio Tejo e ao fantástico Mosteiro dos Jerónimos, a jóia do estilo Manuelino.









Encomendado pelo rei D. Manuel I , pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio, em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitectos e construtores, entre eles Diogo Boitaca(plano inicial e parte da execução) e João de Castilho.

Clica no seguinte endereço:

http://www.mosteirojeronimos.pt/index_mosteiro.html

Corre a galeria virtual, a história do Mosteiro, a visita guiada, a forma como este está a ser conservado... sem esquecer os dois passatempos que te são oferecidos, vais gostar. Boa Viagem!

40 comentários:

Anónimo disse...

Srª professora Carminda a ideia da visita a coinbra foi fantastica mas já lá fui.

beijinhos da Filipa do 5j

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Filipa, estamos a referir-nos a Conímbriga, verdade? Espero que a Viagem Virtual te tenha ajudado a recordar o que já visitaste e quem sabe te tenha aguçado o apetite a voltar. Atenção ao acento em "fantástica".Volta sempre ao blog e deixa os teus comentários.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Parábens!
Esta etiqueta está fantástica!
E eu também já lá fui, é muito bonito!Era uma cidade romana não era?

Beijinhos, Joana Rocha 5ºJ

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda
estou a fazer os t.p.c. de História e estou a gostar muito desta forma de estudar.
Parabéns pelo blog.
Um beijinho do Jorge 5ºJ

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Joana e Jorge, fico muito feliz por estarem a gostar tanto do Blog, o usarem com tanta frequência e ao mesmo tempo ele estar a cumprir um dos seus grandes objectivos, levar-vos a gostar ainda mais de História, aprender de outra forma e participar activamente. Boas viagens com a Viagem Virtual e o Viajar no Tempo!
Professora Carminda

Anónimo disse...

professora adorei o seu blog esta muito bem feito e tem coisas maravilhosas foi dificil entrar mas consegui beijinhos vânia 5ºI

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda adoro o seu blog principalmente a VIAGEM VIRTUAL.

Beijinhos do André 5ºI

Anónimo disse...

Srª professora Carminda estou a adorar o seu blog. Adorei ver Conímbiga porque como nunca lá fui dá-me vontade de ir lá um dia e também porque quando estava a ver a loja reparei que quando o meu irmão tinha ido lá tinha me oferecido uma caneta e uma borracha que ainda estão lá.Também adorei o Mosteiro da batalha e qualquer dia tenho de ir lá


Um beijinho da sua aluna Inês, 5ºj

Anónimo disse...

Srª professora Carminda, graças ao blog que criou podemos aprender um bocadinho mais.Teve uma excelente ideia em criar a "Viagem Virtual".Para T.P.C. eu escolhi a viagem a Coninbriga.Adorei, especialmente a exposição de moedas antigas.E não resisti também a visitar o mosteiro da Batalha,que é muito lindo.
beijinhos da Rita do 5º H

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Rita, fico muito contente não só por consultares o Blog como por gostares dele e ter ser útil. Estes eram os objectivos quando o criei e vejo que estão a ser atingidos.
Volta sempre!
Atenção à palavra Conímbriga, é com um m antes do b, verdade?
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sr. professora Carminda esta ideia da "viagem virtual" é exelente.Já fui visitar a "viagem virtual"a conimbriga e visitei as ruinas de conimbriga.Sr. professora Carminda já nem sei que dizer mais para lhe dizer que está de PARABÉNS pelo BLOG que fez.

Beijinhos da Teresa Aguiar 5ºH

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda achei muito interessante a ideia de criar a Viagem Virtual.
Com a visíta ao Blog posso recordar Conímbriga de uma forma diferente.
Também, deste modo posso visitar e estudar sítios que ainda não conheço.
Assim sempre que visito o blog aumento os meus conhecimentos de História.
Parabéns pelo Blog!


Mariana nº16 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Teresa, que bom consultares o Blog, gostares e aprenderes com ele. Não esqueças a "Viagem no Tempo" e a proposta que faço para este mês, quem sabe podes lá ir.
"Comeste" uma letrinha na palavra excelente (falta o c entre o x e o e).
Boas viagens com o Blog!
Professora Carminda

Anónimo disse...

sra.professora Carminda acho a ideia da viagem virtual fantástica ainda não fui a nenhum deles mas um dia hei-de lá ir fiquei a saber muito sobre conimbriga



beijos,william nº25 5ºh

Anónimo disse...

Muito Bem,Sra.Professora!Neste momento estou a fazer os trabalhos de casa de História e decidi fazer as suas actividades.Mostrei um dos puzzels do seu blog à minha irmã e ela gostou muito!
O seu blog é espetacular,e acho que a partir de agora virei cá mais vezes!
Beijinhos do André do 5ºH

Anónimo disse...

srª professora Carminda adorei a ideia da visita a Conímbria. Estou a pensar ir lá um dia destes,mas ainda não tive oportunidade.
beijinhas da sua aluna Aexandra 5ªj

Anónimo disse...

Sra. Professora:
Depois de fazer a viagem virtual a Conímbriga, pensei... Foi um espectáculo!!!

João Geraldo, 5º J

Anónimo disse...

professora o seu blog ta muito giro
tentei ver as fotos do tpc que era para fazer o resumo de um monumento e ca tou eu a fazer
nao tive dificuldade mas tive o mesmo problema que tivemos na escola nao consegui ver as fotos de resto percebi mais ou menos
rui cardoso
5h

Anónimo disse...

Parabéns,Sra.Professora!O seu blog está exelentemente bem feito!Hoje estou aqui a fazer os TPC e decidi visitar o endereço que nos deu na última aula.Estive a fazer um dos seus puzzels e a minha irmã,que esteve a ver,gostou muito.De hoje em diante,virei aqui mais vezes!
Muito Bem e parabéns pelo seu trabalho óptimo no blog!

Beijinhos do André do 5ºH

Anónimo disse...

Sra. professora Carminda, gostei muito da Viagem Virtual, acho que vai ser muito útil para quem não tiver oportunidade de visitar.

Ana Marta Nº1 5ºH

Anónimo disse...

Professora estou sem internet em casa, mas vim a casa de uma amiga para consultar o blogh.
Dei um salto no tempo até às Ruínas Românicas de Conimbriga e gostei muito.
Apesar de ser perto de Coimbra onde tenho família, ainda não fui lá mas gostaria de ir - podíamos organizar uma visita de estudo.
Até amanhã. Filipa 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Filipa, referes-te às ruínas romanas de Conímbriga e não românicas, verdade?
Continua a visitar o Blog e a participar nele.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Professora Carminda,na viagem virtual que pesquisei no blog gostei muito do Mosteiro da Batalha. Os sítios que mais me entusiasmaram foram as Capelas Imperfeitas e o Claustro de D.JoãoI.
Espero que no próximo ano a escola organize uma visita de estudo,porque eu gostava de conhecer pessoalmente este Mosteiro. INÊS MOTA
5º. H

Anónimo disse...

Srª professora Carminda visitei tudo o que havia para visitar e digo-lhe que gostei de tudo.

Ainda não tinha ido a nenhum dos lugares que visitei,por isso foi bom os conhecer.

Muitos beijinhos do Tiago Moreia do 5ºJ

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Tiago Moreira, continua a consultar o Blog e a deixar os teus comentários. Fica um reparo, em vez de "...foi bom os conhecer", deverás dizer/escrever "foi bom conhecê-los".
Professora Carminda

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda gostei muito da viagem virtual e com ela posso conhecer Conímbriga sem sair de casa e ao mesmo tempo posso estudar.

Beijinhos da Beatriz 5ºJ

Anónimo disse...

Boa tarde, sra.professora! Hoje vim ao blog, ver o "Ílhavo". Decidi também dar uma vista de olhos à viagem virtual, até porque tinha de estudar para os meus testes. Mas quando estiver mais livre voltarei ao Blog, e explorarei mais estes temas, que tão interesantes parecem! Vou tentar convencer os meus pais a visitar o museu.

Beijinhos do André nº2 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

André, volta sempre e deixa os teus comentários. Atenção, deverás referir-te a Ílhavo, apenas e não "o Ílhavo" e interessante com dois ss, verdade?
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sra. Professora
Estou a adorar o blog, apesar de por vezes não conseguir entrar nos sites pretendidos(museu da água...)

Até logo à tarde
Um abraço do João Geraldo, nº09, 5ºJ

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda gosto muito muito da Viagem Virtual especialmente o Museu da Água e acho que é muito bonito.

Um beijinho do seu aluno:

Miguel Brito, nº14,5ºI.

Anónimo disse...

Srª professora Carminda,vou-lhe fazer uma proposta: uma visita virtual ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações, em Lisboa.
Para isso,eis o endereço do site:
www.pavconhecimento.pt/pavilhao/visita_virtual.
Beijinhos da Filipa do 5ºj

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá Filipa, adorei a tua proposta.Boa! Já fiz a viagem e também a aconselho vivamente.
Volta sempre e deixa mais sugestões. Continuação de Boas Férias!
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda vou-lhe fazer uma proposta: uma Viagem Virtual ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, eu já fui lá e gostei muito.
Para isso, eu vou dar os três endereços do site:
pt.wikipedia.org/wiki/Santuário_do_Bom_Jesus_do_Monte

www.cm-braga.com.pt/turismo/visitar/visitar.asp?c=9

www.bomjesus.eu/

Beijinhos do seu aluno:

Miguel Brito, nº14,5ºI.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá Miguel Brito, obrigada pela ideia. Ficam os endereços para quem quiser saber mais ou ficar a conhecer o Santuário do Bom Jesus de Braga.
Volta sempre!
Professora Carminda

Anónimo disse...

Olá Sr.professora Carminda,o seu blog está muito á base da idade média e gostamos muito das viagens virtuais.


MIGUEL Madureira Nº12 6ºI
Nuno Pinto Nº19 6ºI
BEIJINHOS

Anónimo disse...

Olá senhora professora !
Eu no Verão fui ao mosteiro de santa maria da vitória na batalha e de facto é lindíssimo e curioso,foi uma boa sugestão que fez em as pessoas passarem por la!

Ass.:Joana Silva ( ex aluna do 6º ano da turma 6ºj)

anaquim disse...

ola ,sra professora eu gostei muito do blog ,ja fui ao PALACIO DA PENA , mas nunca fui as ruinas de conímbriga apartir de hoje vou tentar vir todos os dias á HISTÓRIA INTERACTIVA!

ANA MARTINS 5A N1.

BJS

Anónimo disse...

SrªProfessora Carminda adorei ver o Pálacio da Pena.



Beijinhos

beatriz rebelo de sousa 5A nº4 disse...

adorei senhora professora, as palavras estão muito bem escolhidas tal como os locais da viagem virtual, estas férias já tenho destinos marcados, se os meus pais concordarem, para visitar em portugal graças á senhora professora o blog tem informação muito útil, vou dizer-lhe uma coisa o meu trabalho teve a sua ajuda, visitei várias coisas no seu blog que me ajudaram bastante.

tudo de bom e obrigado beijos

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Beatriz, fico muito feliz por "viajares" no "meu/vosso" blog, por gostares dele e te estar a ser tão útil.

Volta sempre!
Professora Carminda