quinta-feira, 17 de maio de 2007

VOAR

Florença


Berço do Renascimento italiano, Florença é uma das cidades mais belas do mundo. Um museu ao ar livre. Localizada na região italiana da Toscana, fica a 230Km a noroeste de Roma. Foi fundada por motivos comerciais e militares - controlar os pontos navegáveis do rio Arno e os montes Apeninos. A cidade data do século I a.C.. Inicialmente serviu de alojamento a uma guarnição militar romana e, quatro séculos depois, transformou-se num importante centro comercial.
No princípio do século XV, uma família de banqueiros, os Medici, tomou o poder, que conservaria até 1737. Os Medici criaram um poderoso estado toscano e, com o seu mecenato, imprimiram grande impulso à cultura renascentista em Florença.



Duomo Santa Maria del Fiori

Ponte Vecchio (Velha), sobre o rio Arno


Fonte de Neptuno na Piazza della Signoria


Para veres mais imagens desta linda cidade, clica nos endereços que te deixo:


Castelo de Chambord





O maior e talvez mais belo dos castelos do vale do Loire, em França. Considerado por muitos "um dos milagres do mundo". Foi mandado construir por Francisco I, tendo a fase inicial da sua construção durado de 1519 a 1541. Situa-se no centro de um parque de 5 500ha, com 154m de comprimento e 117 m de largura, 440 quartos, 365 chaminés e uma famosa escada dupla, verdadeira proeza arquitectónica, que ainda hoje espanta os construtores e terá sido concebida por Leonardo da Vinci.

O imenso parque que rodeia o castelo ainda hoje funciona como reserva de caça, destinada aos hóspedes mais importantes do presidente da República Francesa.

Clica no endereço que se segue e poderás ver imagens e ler mais um pouco da sua história. Não te esqueças de ligar o som do teu computador http://www.viagensimagens.com/cast_chambord.htm

Atenção: como o texto está escrito em Português do Brasil, surgem algumas palavras com ortografia diferente. Vejamos: deverá ser projecto, projectada, trajecto e tecto. Dizemos, sumptuoso e não suntuoso, autocarro e não ônibus e escrevemos Luiz(s) XIII e não 13.


Catedrais Subterrâneas - Minas de Sal de Wieliczka



Situadas na Polónia, a sudeste de Cracóvia, desde a sua abertura no século XII, as minas de sal não pararam de atrair visitantes e celebridades de todo o mundo. Por elas passaram, por exemplo, o czar Alexandre I, Chopin e o imperador austríaco Francisco José. Imagina que para este imperador, os engenheiros das minas, construíram um caminho-de -ferro e numa carruagem almofada a roxo percorreu as galerias. Actualmente, os visitantes descem 394 degraus até ao primeiro nível, antes de iniciarem uma marcha de cerca de 2Km através desta mina com 700 anos de idade.
Os mineiros esculpiram com sal figuras fantásticas, entre elas ressalta a da princesa húngara, Kinga. Como tanto os capatazes como os mineiros tinham o hábito de construir pequenas capelas de madeira para os seus colegas acidentados, quando uma das capelas se incendiou, em 1697, uma ordem real proibiu o uso da madeira e por isso os mineiros de Wieliczka se tornaram escultores de sal.




Para veres outras imagens das minas, clica no endereço que se segue:

http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=minas+de+sal+de+wieliczka&gbv=2

31 comentários:

Anónimo disse...

professora Carminda eu gostei desta nova parte sobre História de outros países e, por isso posso conhecer mais de História.

Thor Struck nº23 5ºI

Anónimo disse...

Professora Carminda gosto muito do VOAR e acho fantástico como os outros países tenham coisas muito interessantes sobre história

André Saraiva Nº2 5ºI

Anónimo disse...

professora Carminda estou a gostar muito de navegar no seu blog acho muito interessante. o voar e uma coisa fatástica gosto muito parabens. Diogo Mota Nº7 5ºI

Anónimo disse...

srªprofessora Carminda acho que a parte Voar é hiper mega ri-fixe

Anónimo disse...

Professora Carminda,o que é Wieliczka. E adorei o seu "Voar"






INES MOTA N.11 5H

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda achei muito interessante a ideia de criar o "Voar".
É uma ideia muito criativa.
Adorei visitar o Castelo de Chambord e as Catedrais Subterrâneas-Minas de Sal de Wieliczka.

Parabéns pelo seu Blog!!!!



Mariana Nº16 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Inês Mota, Wieliczka é uma cidade no sul da Polónia, na área metropolitana de Cracóvia, situada na região da Pequena Polónia. Foi fundada em 1290.
Fico muito contente por teres gostado desta nova proposta, o "Voar".
Professora Carminda

Anónimo disse...

Olá,professora:
Gostei muito do seu novo espaço:"Voar", achei intressante...
Onde fica Craóvia?


Ana Marta Nº1 5ºh

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Ana Marta, Cracóvia fica na Polónia, como se lê no texto que acompanha as imagens das minas de sal. Cracóvia é uma cidade do sul daquele país, junto ao rio Vístula.
Atenção à palavra interessante.
Professora Carminda

Anónimo disse...

sra.professora carminda adorei muito a sua proposta do VOAR e achei espectacular o castel de chambord




william nº25 5º h

Anónimo disse...

Professora Carminda gostei muito do voar que nos propos.Gostei principalmente de ver o castelo de noite, ficou muito engraçado .Espero que continue a trbalhar no seu blog como tem trabalhado.Prometo que vou continuar a visitar o seu blog.

Miguel 5ºH

Anónimo disse...

BOM DIA PROFESSORA CARMINDA,AS IMAGENS DO VOAR SÃO MUITO INTRESSANTES.
COM O SEU BLOG EU COMECEI A PREÇEBER MELHOR AS COISAS DE HISTÓRIA.
BEIJINHOS DA SUA ALUNA ANA DO 5ºI

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Bom dia, Ana. Fico muito feliz por estares a gostar tanto do Blog, o consultares com tanta frequência e ele te estar a ajudar a gostar e entender melhor a Hiatória.
Fica só uma chamada de atenção para duas palavras: interessantes (não esqueças o e entre o t e o r) e perceber ( c sem cedilha e er a seguir ao p).
Professora Carminda

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda, gostei muito do espaço Voar e acho que vou aprender muito com o seu blog.


João Pedro Veloso nº 10 5º I

Anónimo disse...

s.Professora Carminda o espaço voar está muito interessante e também acho que este espaço nos leva a voar para o mundo maravilhoso de história

gabriela n9 5h

Anónimo disse...

Sr.professora Carminda , adorei ver o castelo de CHAMBORD e as MINAS de SAL , especialmente as esculturas na MINA de SAL.



Rita 5ºH Nº 21

Anónimo disse...

Srª professora Carminda adorei o seu blog.Adorei o seu espaço "Voar" achei muito interessante.Adorei ver o Castelo Chambord.



Beatriz Gomes nº4 5ºH

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda,
parabens mais uma vez a sua ideia foi espetacular, relativamente ao espaço VOAR.






Da sua aluna Maria Teresa Silva
nº15 5ºh

Anónimo disse...

Sra. Professora Carminda estou a adorar o seu novo espaço o "VOAR". É muito giro pareçer que estamos naquele lugar, e na verdade estamos em casa.
Rafaela Nº22 5º J

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Rafaela, que bom ter gostado deste espaço e de facto conseguires "voar" através dele. Atenção: parecer não leva cedilha.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sra Professora Carminda gostei muito do "VOAR", principalmente do castelo de Chambord, e aproveitei e fui ver os outros castelos que a minha mãe disse que conhecia.

Beatriz nº3 5ºJ

P.S. E sem sairmos de casa conhecemos milhares de coisas.

Anónimo disse...

Senhora Professora Carminda, adorei imenso o castelo de Chambord.

Anónimo disse...

sra. prof. Carminda, o seu blog, diz tudo o que precisamos de saber.
Os meus favoritos foram: o castelo de Chambord, e as minas de sale, com o "VOAR" consigo ve-las mais de perto. Mas, ja as consegui ver mais de perto... e sabe porque? Porque ja fui a ambos!!

Beijos, de Pedro Bacelar, 6ºh

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda vou-lhe fazer uma proposta: uma viagem virtual à cidade de Veneza em Itália.
Para isso,eis o endereço do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=Veneza&btnG=Procurar+imagens&gbv=2

Beijinhos do seu aluno:

Miguel Brito, nº15, 6ºI.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá Miguel!
Fico muito contente por teres tido esta ideia. A cidade é linda!
Feliz Páscoa!
Professora Carminda

MAFALDA disse...

OLA PROFESSORA CARMIDA GOSTEI DO SEU BLOG MAS A PROFESSORA PODE PUBLICAR COISAS SOBRE INVASOES FRANCESAS;GUERRA CIVIL;ETC.
MAFALDINHA 6ºJ Nº16 DIA 18.11.2009
11:30

MATILDE disse...

professora adorei o seu blog e até já falei aos meus pais.
MATILDE 6ºJ Nº18

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Obrigada, Matilde!

Volta sempre!

Professora Carminda

MATILLDE disse...

S. Professora VOAR é muito divertido e até vemos coisas que achamos que não isistem e sempre que posso vou ao seu blogg.
MATILDE 6ºJ Nº18

Matilde disse...

Professora já estou no 7º ano e tenho saudades do 6º ano mas o tempo não volta atrás.E a professora é que tinha razão o tempo passa muito depressa e vocês têm que se aplicar. Estou muito contente por estar na escola Gomes de Almeida, para que fique a saber até ando a tirar boas notas, tenho muitas saudades suas e das suas aulas, mas em contrapartida o meu novo professor de História é muito fixe e eu gosto muito de falar com ele. Alguns da nossa turma foram para o liceu outros foram para a industrial mas não fica-mos todos na mesma turma.Venho muitas vezes ao seu blog ver se tem alguma coisa nova e fico muito feliz por ainda ter o espaço «VOAR», é que eu acho que isso é muito importante para nós sabermos mais.


Beijinhos da sua ex. aluna Matilde 6ºJ Nº18.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Minha querida Matilde é bom saber que continuas a vir visitar-me através do blog.

Não tenho postado muita coisa por falta de tempo, este 2º período foi especialmente dificil! Vou tentar colocar mais assuntos no VOAR e não só.

Fico muito contente por continuares a tirar boas notas e estares feliz.
Atenção ao estamos (é tudo pegado, verdade?)

Beijinhos