quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Real Convento de Mafra

.


O Real Convento de Mafra é o mais importante monumento barroco português. Mandado construir por D. João V em 1717, como pagamento de uma promessa caso tivesse descendência, é ao mesmo tempo igreja, convento e palácio. Obra de João Frederico Ludovici. Nele chegaram a trabalhar, diariamente, 25 000 operários.As suas torres albergam 114 sinos dos quais 48 formam o famoso carrilhão de Mafra.

Visita os endereços que te deixo e sabe mais sobre este magnífico monumento.
http://www.malhatlantica.pt/convento_mafra/
http://members.tripod.com/~virgiliomafra/Conv.html

19 comentários:

Anónimo disse...

Sr.ª Prof. Carminda,
tenho uma dúvida:
- o Convento de Mafra também era paço não era?
Se calhar paço não é uma palavra certa. Mas era como se fosse uma espécie de residência sem ser dos clérigos...
Aguardando uma resposta, Joana Rocha 6ºJ

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda adorei visitar o Real Convento de Mafra.
Estava muito interessante!!!!
Parabéns pelo seu Blog!!!!







Mariana Ribeiro 6ºH Nº17

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Bom dia, Joana!

Ora o Convento de Mafra foi, tal como podes ler num dos endereços que te deixo, Palácio-Convento. No tempo de D. João VI, foi habitado todo o ano de 1807, depois foi visitado só esporadicamente (de vez enquando). Quanto à palavra "paço" podes usá-la, é como sabes sinónimo de palácio.
Volta sempre!
Professora Carminda

Anónimo disse...

srª prof. Carminda,
vi a proposta de m~es de novembro e achei bastante interessante,digo isto porque já lá fui.
Fui também ,no blog ver mais coisas sobre leonardo da vinci e lá tive a oportunidade ver outra vez o meu quadro referido, que é " virgem das rochas"
beijinhos da aluna Mª Aexandra 6ºj

Anónimo disse...

Ola Sr.ª Prof. Carminda eu estive a ver no seu blog e gostei muito daquela parte dos morcegos limparem os livros.
Do seu aluno Thor Struck, 6ºI

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá Thor, bom dia!
Tens razão, as curiosidades são sempre aspectos muito interessantes e motivadores. Vejo que "passeaste" pelos endereços que deixei, muito bem.
Até 2ªfeira.

Professora Carminda

Anónimo disse...

Srª professora Carminda Gostei muito dod Convento de Mafra.
O que mais gostei foi da Biblioteca e a Basílica,são realmente muito bonitas e grandes.




Rita Cadete nº 23 6º H

Anónimo disse...

Olá professora Carminda como está? Eu estou optima gostei e achei muito engraçado os morçegos que limpam!!!!
Beijo muito grande para si.

Da sua aluna Ana Oliveira nº3 do 6ºI

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda eu tive a explorar o "Real Convento de Mafra", estava magnifico, as imagens e principalmente a História e as curiosidades.
Beijinhos do seu aluno:
Miguel Brito, nº15,6ºI.

Anónimo disse...

Olá Srª professora Carminda o convento de Mafra também tem biblioteca , masfoi só essadúvida que tive mas continue assim que está a ir muito bem.
Qualquer dia ainda vai aparecer como melhor blog a nìvel Mundial.
Muitos beijinhos do seu aluno:


João Pedro Veloso Nº10 6ºI

Anónimo disse...

sra.professora eu gostei muito de ler sobre o convento de mafra e gostava muito de lá ir porque pelo que vi nas imagens é muito lindo e as bibliotecas fantásticas

o seu blog continua fantástico e está muito interessante este texto



Gabriela nº11 6H

Anónimo disse...

Sr.ª Professora, adoro o seu blog. Depois da leitura do seu texto, fiquei com vontade de ir ao Real Convento de Mafra. Eu aprecio muito visitar coisas como palácios ou castelos.

Obrigado pelo seu trabalho.

André Gonçalves nº2 6ºH

Anónimo disse...

srª professora Carminda
Adorei vistitar os sites sobre o Convento de Mafra, pois nunca fui lá dentro, e, assim despertou-me a curiosidade para o visitar.

Boas férias e feliz Natal!
Um beijinho da Teresa!

Teresa 6ºJ nº16

Anónimo disse...

ola senhora professora,
eu fui visitar o palacio de mafra no verão, e adorei. os corredores eram simplesmente demasiado compridos!! e tive oportunidade de tocar na cadeira feita de cornos renas, acho eu, onde o rei se sentou!! Grande honra!! e, tenho uma pergunta: e verdade que as pessoas atiravam os seus escrementos pela janela fora?? sabia que no outro lado das paredes que vemos no convento de mafra estão soldados(tropas) a viverem e aprenderem??
ja agora, não pude deixar de reparar que os moveis e mobilias eram pintados, mas não pintados com tinta. de facto, pintados com pedaços pequenissimos de madeira variada, arranjados e construidos a mão, com todinhos os detalhes. e adorei os livros guardados de mais ou menos 200 anos!!



e agora uma das mais espantosas caracteristicas da biblioteca do convento:.:::::::::::::::

os construtores importaram-se de construir as janelas, paredes e tecto de forma que a luz, em qualquer estação do ano, ajude os livros a durarem mais. e gostei muito daquilo dos morcegos.



quem nao visitou o palacio, esta a perder muitissimo, porque e tão espantoso que nem palavras o podem descrever.



| |
| |
|----|
| |
| |risto, nº6, 6ºJ.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Hristo, fico muito contente que tenhas vindo visitar o Blog e muito concretamente que tenhas revisitado o Convento de Mafra. Como sabes, o termo "Água vai!", era já usado na Idade Média para avisar quem passava que despejos iam ser feitos, quem os ia fazer devia gritar três vezes aquela expressão e depois... água vai mesmo, fosse com o que fosse!
Concordo contigo, o palácio é lindo e merece mesmo uma visita.
Por favor não esqueças que deves iniciar as frases com letra maiúscula.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Olá Srª. Prof. Carminda, queria dar-lhe os parabéns pelo seu blog, pois está muito interessante.

Beijinhos da Carol do 5ºH.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá, Carolina!
Fico muito contente por teres vindo ao blog. Volta sempre, coloca as tuas questões e dá a tua opinião.
Professora Carminda

os alunos do 6ºj disse...

srª professora Carminda gostamos muito do seu blog. achamos que tem coisas muito intersantes.
podia publicar mais coisas sobre a máquina a vapor.


Orlando, Renato, Andre e Pedro 6ºj

Anónimo disse...

O Palácio de Mafra é muito bonito, para além de já o ter vizitado acho que continua igual que na internet