terça-feira, 1 de maio de 2007

Pavilhão Rosa Mota / Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Inaugurado em 1865 pelo rei D. Luís, levou quatro anos a ser construído.Da autoria do arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, era feito em granito, vidro e ferro. Media 150 metros de comprimento e 72 metros de largura e era dividido em três naves.

Foi destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave em betão armado, a que foi dado o nome de Pavilhão dos Desportos, segundo projecto do arquitecto Carlos Loureiro e a pretexto do Campeonato Mundial de Hóquei. Desde 1991 é Pavilhão Rosa Mota, em homenagem a uma das mais ilustres atletas portuguesas.



Pavilhão Rosa Mota



Escondida por entre plátanos e pássaros, nos jardins do Palácio de Cristal, à espera de ser descoberta, está a Biblioteca Almeida Garrett.









12 comentários:

Anónimo disse...

SrªProfessora Carminda estou a gostar muito do seu blog acho que é fantástico e assim é mais fácil de estudar

Beijinhos

André Saraiva Nº2 5ºI

Anónimo disse...

Srª Professora Carminda,
este fim-de-semana não segui as suas propostas para este mês...mas vim a Evora com a minha mãe e o meu padrasto.
Estou num hotel mesmo ao lado do Templo de Diana e tenho a dizer que,para além de já estar um pouco degradado é muito interessante.
Tambem ja visitei a Sé Catedral e o seu Museu.

Um beijinho da sua aluna Mª Teresa Silva, nº15 do 5ºH.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Maria Teresa, estás numa cidade linda que adoro e numa região igualmente bonita. Já agora deixa-me dizer-te que o Templo de Diana é impropriamente chamado assim, pensava-se que era dedicado à deusa romana da caça e daí o nome, estudos posteriores demonstraram tratar-se de um santuário dedicado ao imperador, daí lhe devermos chamar simplesmente templo romano de Évora. (templo construído no século I).
Já agora deixo algumas dicas. Não deixes de visitar a Igreja dos Lóios, a Capela dos Ossos (séc. XVII) na Igreja de S. Francisco e o Palácio de D. Manuel, habitado por vários reis entre eles D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião. Foi neste palácio que Vasco da Gama foi investido no comando da esquadra da descoberta do caminho marítimo para a Índia, foi aqui também que se representaram alguns Autos de Gil Vicente.
Continuação de BOAS VISITAS E BOA VIAGEM. Aguardamos novidades da tua estadia em terras alentejanas.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sra. Professora Carminda gostaria de um dia vir a visitar estes Locais muito bonitos.
Rafaela nº22 5ºJ

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Rafaela,fala com os teus pais e estou certa vos levarão até lá (a ti e ao teu irmão). Fica tão perto, o Porto é mesmo aqui ao lado! Talvez hoje... é que etá quase a terminar a Feira do livro e aproveitavam e também a visitavam e quem sabe compravas um livro!

Bom Feriado!
Professora Carminda

Anónimo disse...

srª professora, eu foi á feira do livro e como a feira do livro é no pavilhão Rosa Mota eu fui la
beijinhas da sua aluna Alexandra 5ºJ

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Muito bem Alexandra. E que tal gostaste, passeaste nos jardins, espreitaste a Biblioteca Almeida Garrett? Conta-nos!
Quando escreves "...eu foi...", querias escrever "eu fui", verdade?
Bom fim-de-semana.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda gostei muito de ir ao Pavilhão Rosa Mota, mas eu só andei a passear nos jardins espectaculares e vi o Pavilhão Rosa Mota e adorei.

Beijinhos do seu aluno, Miguel Brito, nº14,5ºI.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Miguel, que bom teres dado um passeio tão bonito. Fico à espera de mais notícias.
Continuação de bons passeios e boas férias!
Professora Carminda

Anónimo disse...

ESTÁ ESPETACULAR




ASS:RITA PONTES 6ºG Nº15

Anónimo disse...

ESTÁ ESPETACULAR




ASS:RITA PONTES 6ºG Nº15

Anónimo disse...

Rita, não sei quem és mas fico muito contente por teres vindo ao blog e deixado a tua opinião. Fica um pequeno reparo, na palavra espectacular deverás escrever um c entre o é e o t. Volta sempre e deixa a tua opinião.

Professora Carminda