domingo, 27 de maio de 2007

EXPANSÃO PORTUGUESA


Monstros Marinhos



O Medo do Mar






Na Idade Média, a grande maioria dos europeus tem medo da água, e, mais ainda, da sua extensão, ou seja, do mar. Para os europeus, o reino das águas excluía a vida humana. O homem podia dominar os mares interiores, como os lagos, e até o Mediterrâneo, podia também atravessar os rios e navegar por eles, mas quando as águas se estendiam a perder de vista, até distâncias completamente desconhecidas, como acontecia no Oceano Atlântico, então o mar tornava-se o reino de todos os monstros.
Escritores da Antiguidade falavam da fecundidade do mar, pelo facto de acreditar que as sementes masculinas desciam do éter com a chuva e, ao caírem no mar, provocavam não só a fantástica multiplicidade de peixes e outros animais que nele habitavam, mas também o aparecimento dos maiores seres vivos de todo o mundo e das espécies mais confusas e monstruosas.
A este horror do mar junta-se a conotação negativa dada ao lugar onde o Sol se põe, e a sua associação com o reino da morte, por oposição ao lugar onde ele nasce, ou seja, aquele onde tudo começa. Assim, o Ocidente é o lugar das trevas, do desconhecido, do fim do mundo. É esta concepção que explica o enorme horror à navegação para Ocidente.
De facto, navegar para o Sul, ao longo da costa, e contornar o continente africano, era uma grande e terrível aventura, porque se pensava que o calor era tão grande que o mar fervia como numa marmita posta ao lume.
As navegações portuguesas do século XV, ao longo da costa africana e, depois, até à Índia, representam, de facto, uma enorme vitória sobre as concepções medievais acerca do mar e do mundo, porque ousaram aventurar-se até distâncias longínquas.


Adaptado de Bethencourt, Francisco e Chaudhuri, Kirti "História da Expansão Portuguesa" Vol.1


Para veres a representação de outros monstros marinhos clica nos endereços que se seguem:



14 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Sra. professora Carminda;
Gostei muito de ver os monstros imaginários. E já agora o que quer dizer "conotação"? Continue a trabalhar no seu blog!!!

Ana Marta Nº 1 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Ana Marta, neste caso deves entender como "sentido" negativo que se atribuía ao lugar onde o Sol se punha.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Olá, Sra. Professora Carminda
gostei muito de ver estas imagens!
Rafaela nª22 5ª J

Anónimo disse...

O blog está cada vez melhor.
Gostava de lhe perguntar o que é o éter?
Nuno Nº18 5ºH

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Nuno, o éter é um líquido aromático, incolor, volátil (que se pode reduzir a vapor) e inflamável. Encontra-se espalhado por todo o universo.
Obrigada pelo elogio ao trabalho no Blog.
Professora Carminda

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda a "Expansão Portuguesa" fez muito jeito para o teste e ajudou imenso para saber mais sobre a Lenda dos mostros marinhos e o que se passava no mar.

Um beijinho do seu aluno:

Miguel Brito,nº14,5ºI.

Anónimo disse...

Olá prof.Carminda,gostei muito de ver os monstros imaginários.
E também ajudou muito para o teste.

Anónimo disse...

Sra professora Carminda gostei muito das imgens dos monstros marinhos!!!



Joana Silva nº8 6ºj

Anónimo disse...

Olá Sra.Professora.Gostei muito do blog.
João Nuno nº11 6ºJ

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá, João Nuno! Fico muito contente por teres vindo ao Blog e ainda mais por teres gostado.
Professora Carminda

Zé Costa disse...

Sra Professora Carminda, estou teclando do Brasil e encontrei - graças a Deus - o vosso blog. Também sou professor de História e poderia - pelos comentários - confessar-vos a inveja que sinto do tratamento que vossos alunos vos dispensam. Se puderdes, poderíamos trocar experiências de aulas e aproveito para convidar a vós a visitar minha página: www.blogdozepaulo.blogspot.com

Saudações.

Anónimo disse...

Parabens pelo seu blog.
Gostava que falasse da morte de D. Fernando e da conspiração no seu blog. Ok?


Beijinhos

Carolina nº.3 5ºH

Danny6H disse...

Ola Sr Professora Carminda estive a ver O blogge E está cada vez melhor. Sai Deste blog a Saber mais sobre Os montros marinhos, a morte do Rei E muito mais... Beijinhos Daniel 6H!

diana 6ºh nº6 disse...

Srª professora nao vejo o comentário beijinho até amanha!