domingo, 23 de setembro de 2007

Carga de um Navio Holandês - século XVII

.



. "Com cerca de 300 toneladas de carga, o Ceulen era mais pequeno que a média das embarcações envolvidas no comércio inter-oceânico naquela época. Levava 40 canhões e quanto partiu de Jacarta para a Holanda, em Janeiro de 1697, a tripulação contava com 105 homens, a que se acrescentaram 30 soldados, cinco artífices e dez inválidos. As acomodações a bordo para os inválidos e oficiais talvez fossem adequadas; mas todos os outros homens iam simplesmente a bordo.
Começando pela parte inferior, o porão continha 8 grandes âncoras de ferro acondicionadas entre 400 arcas de cobre japonês, 134 peças de estanho siamês, 50 000 ponds (cada pond tinha meio Kilo) de pau-brasil e umas apreciáveis 580 000 ponds de pimenta preta em grão (mais ou menos o mesmo peso que o próprio navio). Na parte superior, o cobro do porão, consistia em 1400 sacas de salitre (usado para fazer pólvora), 32 barris cheios de gengibre e 16 de noz-moscada e, isolada por trás de uma antepara montada para o efeito, 312 sacas de cravinho e 20 de cardamomo.
Por cima, estava espalhada a carga propriamente dita. A primeitra camada continha 75 arcas de porcelana chinesa, 72 sacas de pimenta branca, 52 arcas de benjamim e 47 pacotes de algodão, também algum fio de seda. A segunda e terceira camadas continham mais ou menos os mesmos produtos, embora com mais tecidos; a quarta, quinta e sexta consistiam quase exclusivamente em fardos de canela.
O lastro, o cobro do porão e a carga iam firmemente amarrados, de forma a impedir quaisquer movimentos e o porão era então coberto e trancado.
A história não acaba aqui... as cabines estavam atafulhadas de bens. Uma das cabines levava 17 000 ponds da melhor noz-moscada, mais sedas e 11 caixas de índigo... e 15 caixas de chá da chinês."

Keay, John, A Rota das Especiarias, Casa das Letras, Lisboa, 2007
Fica o endereço que vos permitirá saber mais sobre a Carreira da Índia. Clica nele e responde.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sra Professora Carminda,gostei muito de ler o texto da carga de um navio holandês.Fiquei muito impressionada com algumas coisas que lá dizia.
Espero que continue a escrever mais coisas interessantes como este texto.
Beijinhos da sua aluna Maria Alexandra 6ºJ

Anónimo disse...

Gostamos muito da viagem virtual que o texto era sobre a Carga de um Navio Holandês do séc XVII, que tinha 300 toneladas de carga e que era mais pequeno que a média das embarcações e que eram envolvidas no comércio inter-oceânico naquela época.