sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

As Doenças na Idade Média

.


A doença fazia parte da vida quotidiana. Para muitas enfermidades não havia tratamento, e os doentes aceitavam que tinham simplesmente que viver com elas. Uma dessas doenças era a lepra, uma doença infecciosa da pele. Os leprosos tinham que viver afastados, por causa do medo do contágio e havia leis que os proibiam de entrar nas cidades. Construíram-se casas (leprosarias ou gafarias) onde os leprosos podiam viver juntos, em geral longe das cidades.


Entre as doenças vulgares para as quais não havia cura contam-se o sarampo, a tuberculose, a desinteria, a difteria, a varíola e a escarlatina.


A mais temida das doenças era a peste bubónica, conhecida por peste negra. Chegou à Europa vinda do Oriente, e manifestou-se pela primeira vez em Itália em 1347. Espalhou-se rapidamente matando entre 20% a 40% da população europeia. Em Portugal, entre fins de Setembro e o Natal de 1348, a peste negra matou cerca de um terço da população. A peste era transmitida pelos ratos e pelas pulgas. Uma das razões da rápida propagação da peste nas cidades era a falta de higiene. Nesta época as pessoas viviam no meio de grande sujidade. O lixo das casa e oficinas era simplesmente atirado para a rua. Só no século XIX se compreendeu devidamente a importância da limpeza para a saúde.

15 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite professora Carminda!
Tenho tantas saudades dai da Sá Couto e dos professores!
Queria-lhe pedir um favor se podia publicar algum tema sobre a lenda de roma(ou de uma das lendas de roma.
Eu sei que ja nao sou da escola Sá Couto mas é que aqui na Industrial ninguém é fixe como a professora e não têm blogs sobre história.
É que tenho que fazer um trabalho de pesquisa e não encontro nada sobre este tema.
Desculpe.
Vania ex.aluna 6ªI

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá, Vânia!
Fico muito feliz por teres voltado ao blog.
Penso que te estás a referir à(s) lenda(s) da fundação de Roma. Vou deixar um apontamento e remeter-te para links que te possam auxiliar.

Um beijinho

Professora Carminda

Anónimo disse...

Olá professora Carminda.
Nós somos alunos da Escola Estadual Manuel Garcia Leal, da cidade de Paranaiba, MS, Brasil.Seu blog nos ajudou a fazer um trabalho de história.
Gostamos do seu blog e espero que você também visite o nosso. Jaine, Rafael e Cristiele - 7º ano A
Nosso blog é http://vocetambemfazahistória.blogspot.com

Anónimo disse...

oi,eu precisava uma pesquisa para minha escola sobre isso,realmente amei a reportagem.
obrigada.
beijo

Anónimo disse...

gostei muito do blog até me ajudou a fazer meu trabalho de Historia
valeu!
marcos

Anónimo disse...

adorei seu blog me ajudou tambem fezer trabalho de historia na escola obrigado!!!!

Anónimo disse...

Olá, professora Carminda!
Meu nome é Jacqueline e sou estudante de psicologia e estamos fazendo um trabalho de História da Psicologia que trata de aspectos psicológicos do homem em diversas épocas, e a parte que cabe a mim é talvez a mais complexa: Idade Média e Renasciemnto.
Com algumas pesquisas feitas e pelo o que foi visto em aula acho que é certo dizer que muitas das psicoses desse período eram tratadas como sendo manifestações demoníacas, ou falta de oração ou por algum pecado cometido. Será que a senhora poderia me ajudar com essa questão, acrescentando mais alguma informação?
Obrigada!

Ps.: Por algum motivo não consegui colocar meu email no campo, por tanto, se a senhora puder, me responda por esse aqui: jacque_maroso@hotmail.com

Anónimo disse...

professora caminda gostei des texto ajudou-me imenso........................................................................:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::.
Beijinhos da aluna catarina neto do 5º c

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Olá, Catarina!

Volta sempre e deixa a tua mensagem.

Anónimo disse...

gostei do seu blog...me ajudou em uma pesquisa
Abraços ao povo de Portugal
PS: comecei a ler os textos e estranhei a escrita, depois me dei conta que não era um blog brasileiro..rs

Anónimo disse...

Obrigado, meu trebalho foi feito

Anónimo disse...

Me ajudou a fazer um trabalho na escola valeu mesmo *-*

Anónimo disse...

Muito obrigado Professora Carminda, pois me ajudou numa tarefa e despertou meu interesse pela a Idade Media na Europa. Muito Obrigado msm!

Anónimo disse...

mto bom. me ajudou a fazer o trabalho, mas pelo q li, falta os sintomas, as formas de prevenção e transmissão da peste negra e só uma sujestãozinha... vc poderia colocar sobre a hanseníase. ;)

Anónimo disse...

Muito obrigada ,continue colocando mais coisas sobre essa idade tão interessante