domingo, 15 de abril de 2007

Cartas de Foral

Carta de Foral


Foral Manuelino de Lisboa, 7 de Agosto de 1500


"Diz-se foral ou carta de foral, o diploma concedido pelo rei, ou por um senhorio laico ou eclesiástico, a determinada terra, contendo normas que disciplinam as relações dos seus povoadores ou habitantes entre si e destes com a entidade outorgante."

Serrão, Joel, in "Dicionário de História de Portugal" Vol III, Porto 1979


Carta de Foral de Paredes


"D. Dinis, pela graça de Deus rei de Portugal e do Algarve. A todos(...) informo que faço carta de foral aos povoadores da minha póvoa de Paredes que é no termo de Leiria e parte junto ao termo de Alcobaça.

Ordeno que aí morem pelo menos trinta povoadores (...) e mando que os homens que aí morarem dêem a mim e aos meus sucessores a dízima de todo o pescado que tirarem do mar (...).

Para que possam morar e povoar o dito lugar de Paredes dou-lhes o meu reguengo de Valmar (...) para que semeiem três alqueires de linhaça para as suas redes e linhas e não me dêem foro durante cinco anos dessa linhaça.

E estes povoadores, depois de possuírem a dita herdade durante cinco anos, podem vendê-la."

Carta de foral de Paredes (Leiria), 1286








10 comentários:

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Alexandra, "Dízima" é um imposto, uma contribuição equivalente à décima parte, neste caso a décima parte de todo o pescado (peixe) que tirassem do mar.
Professora carminda

Anónimo disse...

O que é um senhorio laico?






ana filipa 5ºj

Anónimo disse...

Sra Professora Carminda, o que é uma linhaça?

Beijinhos da sua aluna Maria Raquel.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Maria Raquel, a "linhaça" é a semente do linho. O linho é uma planta com hastes fibrosas e com as fibras desta planta fazia-se tecido para construir as velas dos barcos.
Professora Carminda

Anónimo disse...

senhora professora Carminda gostaria de saber o que é alqueires de linhaça.

beijinhos fofos da sua aluna Telma 5ºI

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Telma, alqueire é uma medida de capacidade, para secos, por exemplo cereais e que é variável de região para região. Quanto a linhaça, procura a explicação já dada à Maria Raquel do 5ºJ
Professora Carminda

Anónimo disse...

Estou a procura de informação dobre o Foral de Portimão, para um trabalho de História. Caso tenham alguma informação, por favor publiquem (com a máxima urgência).

Obrigada

Anónimo disse...

o que é um "foro"?

Carminda Côrte-Real Batista disse...

O foro, neste contexto, era uma prestação certa ou variável em géneros ou em dinheiro.
Para a próxima vez que faças um comentário deverás identificar-te.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Quanto ao Foral de Portimão poderei dizer que em 1495, D. João II eleva a povoação de São Lourenço de Barrosa a vila, através de um foral, passando aquela a chamar-se Vila Nova de Portimão. Em 1504, D. Manuel I concede o Foral Novo ou Manuelino e faz de D. Martinho Castelo Branco o seu 1º conde.

Consultar - Vargas, José Manuel, "Os Forais Manuelinos do Algarve", disponível em http://www.imprensaregional.com.pt/terra_ruiva/index.php

Professora Carminda