domingo, 8 de abril de 2007

Torre de Menagem do Castelo de Bragança


Uma das mais belas do país. É um impressionante monumento de arquitectura Gótica, tem 17m de largura por 33 de altura. Actualmente alberga o Museu Militar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Pelo seu tamanho,forma e localização a importância que teve na defesa de Portugal.Joana Silva,5ºJ,nº7.

Anónimo disse...

professora Carminda daqui fala oseu aluno Miguel do 5ºH o quew significa alberga

Anónimo disse...

Durante a crise de sucessão de 1580, Bragança tomou partido por D. António, Prior do Crato. No século XVII, ao se encerrar o período da Dinastia Filipina, quando da Guerra da Restauração da independência portuguesa, a cerca do antigo castelo perdeu diversas ameias, devido à instalação de peças de artilharia no espaço dos adarves.Em 1762, as tropas espanholas que invadiram Trás-os-Montes sob o comando do duque de Sarria, assaltaram os muros do castelo e as casas que então se colavam às muralhas, causando extensos danos. Foram repelidas pelas forças portuguesas sob o comando do conde de Lippe.

Às vésperas da Guerra Peninsular, o trecho leste dos muros foi aproveitado para a construção do aquertelamento de um batalhão de infantaria. Nesse período repeliu as tropas napoleônicas, fase em que a região conviveu com nova ondas de saques e pilhagens.

Este é um excerto de um livro de história de portugal que fala bastante deste castelo.
Achei interssante escreve-lo nesta imagem pois tenho seguido este blog de história de Portugal

José Pedro Soares ( antigo aluno do 6ºO )

Carminda Côrte-Real Batista disse...

José Pedro Soares, foi com muita alegria que, não só li o teu pertinente e enriquecedor comentário, como tomei conhecimento que segues o blog, apesar de já estares noutra escola! Visita-o sempre que queiras, deixa os teus comentários. Tudo de bom. Professora amiga Maria Carminda Batista

Anónimo disse...

srª professora,eu foi a Bragança e fui visitar o castelo e a torre mais alta, onde conta a lenda que uma princesa ficava na torre mais alta á espera que o seu amor chegasse...
beijinhos da sua aluna Alexandra 5ºj

Anónimo disse...

olá professora já vi muitas coisas no blog e está muito giro. Francisca nº10 5ºc um grande abraço.