quinta-feira, 19 de abril de 2007

Mesteirais

Os Mesteirais
"Nas cidades e vilas importantes, os mestres estavam arruados, ou seja reunidos por profissões numa mesma rua.Persistiram até hoje nomes de ruas que mostram bem esse princípio de "arrumação": Rua dos Sapateiros, Rua dos Correeiros, Rua dos Ourives do Ouro, Rua dos Ourives da Prata, em Lisboa; Rua da Ferraria, Rua dos Sapateiros, Rua das Tendas, no Porto; Rua das Padeiras, Rua das Olarias, Rua dos Esteireiros, Rua das Tanoarias, em Coimbra; Rua Peliteira, em Guimarães.
Assim, nas ruas principais de Lisboa ou do Porto, as tendas dos vários mestres alinhavam-se lado a lado exibindo à porta os mesmos produtos e disputando a freguesia. A tenda, propriedade do mesteiral ou alugada, era simultaneamente oficina e loja. O cliente podia muitas vezes controlar com os olhos a qualidade do trabalho e o acabamento do produto, quer se tratasse de um par de sapatos, quer de um tonel para o vinho.
Não existiam fábricas à maneira moderna, onde centenas ou milhares de operários trabalham sob as ordens de um patrão. Espreitemos, por exemplo, uma oficina de ferreiro em Évora do último quartel do século XIV. Um mestre precisava de um dia de trabalho para lavrar um quintal de ferro em onze ou doze ferros de arado, ou oito enxadas, ou dezasseis dúzias de ferraduras de cavalo com os respectivos cravos. Dois homens, os sergentes, malhavam o ferro, enquanto um quarto, o foleiro, certamente ainda aprendiz, "tangia" ao fole.Um moço - chamado ganha-dinheiros - acarretava o ferro, a lenha e o carvão para a forja, a água para arrefecer o metal e por último empilhava as ferraduras ou os cravos. A oficina ocupava portanto cinco pessoas. Se uma só loja não era suficiente para o aumento do consumo, o remédio estava na abertura de uma nova loja e não no alargamento da primeira."
Marques, A. Oliveira, in "A Sociedade Medieval Portuguesa"
Clica para veres as imagens:

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda o que é quer dizer "tangia".

Mil beijinhos do seu aluno:

Miguel Brito, nº14,5ºI.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Miguelito, tanger o fole será "tocar" o fole no sentido de o abrir e fechar para produzir "vento", saída de ar.
Um beijinho.
Professora Carminda