domingo, 29 de abril de 2007

Pelourinho

Pelourinho de Sortelha

Os pelourinhos eram padrões dos concelhos e símbolos da liberdade e da autonomia municipal. Os antigos concelhos tinham grande autonomia administrativa e judicial. As penas que as justiças dos concelhos podiam aplicar eram a multa pecuniária (em dinheiro), a exposição acorrentada ao pelourinho, açoites, mutilações (cortes de partes do corpo), desterro e até a pena de morte. Esta não era executada no pelourinho mas sim na forca, localizada fora do povoado.

A picota, nome que se deu ao pelourinho até ao século XVI, tinha também a função de prisão na gaiola. Esta era de madeira encimando a coluna bastante elevada, onde o delinquente permanecia todo o tempo a que era condenado.

A partir provavelmente da segunda metade do século XVI, o sistema de detenção na gaiola vem a ser substituído, em virtude de nessa época, se começarem a construir os edifícios do tribunal e cadeia onde os condenados começaram a cumprir as suas penas.Como as grandes colunas das picotas deixaram de ser encimadas pela gaiola prisão, veio a criar-se o remate simbólico e decorativo da pequena gaiola em pedra.

Poderemos agrupar os pelourinhos em: de gaiola, de roca, de pinha, de tabuleiro, chapa rasa e bola.


Quanto à forma poderemos falar em quatro partes: plataforma com ou sem degraus, base ao meio da plataforma, coluna e remate.
Ferros de Sujeição pormenor do pelourinho de Barcelos onde se notam os ferros de sujeição compostos de cadeado com argolas de pescoço, com dobradiça e fechadura.







Picota século XII a XVI










3 comentários:

Anónimo disse...

SRª Professora Carminda,eu fui a Bragança e vi um pelourinho,que dizer então que bragança foi um concelho.
beijinhos da sua aluna Alexandra 5ºj

Anónimo disse...

Sr.ª Professora Carminda, quando eu fui a Chaves vi um Pelourinho ou Picota, então quer dizer que Chaves, já foi um concelho.

Um beijinho do seu aluno:

Miguel Brito, nº14,5ºI.

Carminda Côrte-Real Batista disse...

Miguel, fico muito contente por continuares a visitar e estudar os textos do Blog. Já agora fica o endereço em que podes ver/rever o pelourinho de Chaves.
BOAS FÉRIAS!
Professora Carminda