Monstros Marinhos
O Medo do Mar
Na Idade Média, a grande maioria dos europeus tem medo da água, e, mais ainda, da sua extensão, ou seja, do mar. Para os europeus, o reino das águas excluía a vida humana. O homem podia dominar os mares interiores, como os lagos, e até o Mediterrâneo, podia também atravessar os rios e navegar por eles, mas quando as águas se estendiam a perder de vista, até distâncias completamente desconhecidas, como acontecia no Oceano Atlântico, então o mar tornava-se o reino de todos os monstros.
Escritores da Antiguidade falavam da fecundidade do mar, pelo facto de acreditar que as sementes masculinas desciam do éter com a chuva e, ao caírem no mar, provocavam não só a fantástica multiplicidade de peixes e outros animais que nele habitavam, mas também o aparecimento dos maiores seres vivos de todo o mundo e das espécies mais confusas e monstruosas.
A este horror do mar junta-se a conotação negativa dada ao lugar onde o Sol se põe, e a sua associação com o reino da morte, por oposição ao lugar onde ele nasce, ou seja, aquele onde tudo começa. Assim, o Ocidente é o lugar das trevas, do desconhecido, do fim do mundo. É esta concepção que explica o enorme horror à navegação para Ocidente.
De facto, navegar para o Sul, ao longo da costa, e contornar o continente africano, era uma grande e terrível aventura, porque se pensava que o calor era tão grande que o mar fervia como numa marmita posta ao lume.
As navegações portuguesas do século XV, ao longo da costa africana e, depois, até à Índia, representam, de facto, uma enorme vitória sobre as concepções medievais acerca do mar e do mundo, porque ousaram aventurar-se até distâncias longínquas.
Adaptado de Bethencourt, Francisco e Chaudhuri, Kirti "História da Expansão Portuguesa" Vol.1
Para veres a representação de outros monstros marinhos clica nos endereços que se seguem:
14 comentários:
Olá, Sra. professora Carminda;
Gostei muito de ver os monstros imaginários. E já agora o que quer dizer "conotação"? Continue a trabalhar no seu blog!!!
Ana Marta Nº 1 5ºH
Ana Marta, neste caso deves entender como "sentido" negativo que se atribuía ao lugar onde o Sol se punha.
Professora Carminda
Olá, Sra. Professora Carminda
gostei muito de ver estas imagens!
Rafaela nª22 5ª J
O blog está cada vez melhor.
Gostava de lhe perguntar o que é o éter?
Nuno Nº18 5ºH
Nuno, o éter é um líquido aromático, incolor, volátil (que se pode reduzir a vapor) e inflamável. Encontra-se espalhado por todo o universo.
Obrigada pelo elogio ao trabalho no Blog.
Professora Carminda
Sr.ª Professora Carminda a "Expansão Portuguesa" fez muito jeito para o teste e ajudou imenso para saber mais sobre a Lenda dos mostros marinhos e o que se passava no mar.
Um beijinho do seu aluno:
Miguel Brito,nº14,5ºI.
Olá prof.Carminda,gostei muito de ver os monstros imaginários.
E também ajudou muito para o teste.
Sra professora Carminda gostei muito das imgens dos monstros marinhos!!!
Joana Silva nº8 6ºj
Olá Sra.Professora.Gostei muito do blog.
João Nuno nº11 6ºJ
Olá, João Nuno! Fico muito contente por teres vindo ao Blog e ainda mais por teres gostado.
Professora Carminda
Sra Professora Carminda, estou teclando do Brasil e encontrei - graças a Deus - o vosso blog. Também sou professor de História e poderia - pelos comentários - confessar-vos a inveja que sinto do tratamento que vossos alunos vos dispensam. Se puderdes, poderíamos trocar experiências de aulas e aproveito para convidar a vós a visitar minha página: www.blogdozepaulo.blogspot.com
Saudações.
Parabens pelo seu blog.
Gostava que falasse da morte de D. Fernando e da conspiração no seu blog. Ok?
Beijinhos
Carolina nº.3 5ºH
Ola Sr Professora Carminda estive a ver O blogge E está cada vez melhor. Sai Deste blog a Saber mais sobre Os montros marinhos, a morte do Rei E muito mais... Beijinhos Daniel 6H!
Srª professora nao vejo o comentário beijinho até amanha!
Enviar um comentário