quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Real Convento de Mafra
O Real Convento de Mafra é o mais importante monumento barroco português. Mandado construir por D. João V em 1717, como pagamento de uma promessa caso tivesse descendência, é ao mesmo tempo igreja, convento e palácio. Obra de João Frederico Ludovici. Nele chegaram a trabalhar, diariamente, 25 000 operários.As suas torres albergam 114 sinos dos quais 48 formam o famoso carrilhão de Mafra.
Visita os endereços que te deixo e sabe mais sobre este magnífico monumento.
http://www.malhatlantica.pt/convento_mafra/
http://members.tripod.com/~virgiliomafra/Conv.html
domingo, 23 de setembro de 2007
Carga de um Navio Holandês - século XVII
Infectado por Especiarias
domingo, 15 de julho de 2007
As Sete Novas Maravilhas do Mundo
(Publicado a 30/o8/2007)
Nos seu primeiros anos o Coliseu era "inundado" para simulações de batalhas navais; pois a arena dispunha de um excelente sistema de drenagem, a ponto de se poder encher sozinha quando chovia intensamente.
(Publicado em 23/08/2007)
(Publicado a 1/08/2007)
O Cristo Redentor, com cerca de 38 metros de altura, situa-se no topo do morro do Corcovado com vista sobre a cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Projectada pelo brasileiro Heitor da Silva Costa e concebida pelo escultor francês Paul Landowski, é um dos monumentos mais conhecidos em todo o mundo. A estátua levou cinco anos para ser construída e foi inaugurada no dia 12 de Outubro de 1931. Tornou-se o símbolo da cidade e do povo brasileiro.
Clica no endereço que se segue para veres mais imagens do Cristo Redentor
http://images.google.pt/images?q=cristo+redentor&hl=pt-PT&um=1&sa=X&oi=images&ct=title
(Publicado a 1/o8/2007)
No início do século XIX, um grupo de cavaleiros atravessava o escaldante leste da Jordânia. Um deles era europeu, chamava-se Johann Ludwig Burckhardt e quando lhe falaram das ruínas ficou curioso. A 22 de Agosto de 1812, foi o primeiro visitante dos tempos modernos a cavalgar através de Petra, a cidade rosa-avermelhada.
Desde o século IV a.C. que os Nabateus controlavam a parte norte da lendária rota do incenso; só eles conheciam os poucos lugares onde havia água e sabiam enfrentar as tempestades de areia.
Os avultados lucros comerciais e o encontro com a cultura grega e depois romana, deram os seus frutos: no vale de Petra, no coração do deserto de arenito entre o mar Vermelho e o mar Morto, surgiu uma arquitectura única e grandiosa, dedicada aos deuses e aos mortos.
O fascinente caminho que vai dar ao centro de Petra começa por atravessar um desfiladeiro com mais de 1Km de comprimento. As expectativas criadas pelo misterioso desfiladeiro não são defraudadas quando se avista a fachada do Khazne Firaun, a "Casa do Tesouro do Faraó", o mais belo e antigo monumento da cidade.
Em Petra existem outras imponentes fachadas de túmulos reais, um impressionante teatro, com as bancadas talhadas na encosta rochosa, escondem-se ainda banhos, ginásios e mercados sob as dunas.
(Publicado em 25/07/2007)
Apesar da sua opulência, o Taj Mahal é na verdade um gigantesco mausoléu e não um palácio, como muitos pensam.
quinta-feira, 5 de julho de 2007
Recriações Históricas
Toma atenção:
domingo, 17 de junho de 2007
Instrumentos Náuticos
Quadrante
sábado, 2 de junho de 2007
Ílhavo
Possui uma grande colecção de objectos relacionados com a pesca à linha do bacalhau e com as fainas agro-marítimas da Ria de Aveiro.
Clica nos endereços que se seguem. Estou certa que te aguçarão o apetite a ires ver como é bonito este Museu.
http://www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt/
http://www.ipa.min-cultura.pt/cnans/Exposicoes/Museu_Ilhavo
Navio Museu Santo André
domingo, 27 de maio de 2007
EXPANSÃO PORTUGUESA
Monstros Marinhos
Na Idade Média, a grande maioria dos europeus tem medo da água, e, mais ainda, da sua extensão, ou seja, do mar. Para os europeus, o reino das águas excluía a vida humana. O homem podia dominar os mares interiores, como os lagos, e até o Mediterrâneo, podia também atravessar os rios e navegar por eles, mas quando as águas se estendiam a perder de vista, até distâncias completamente desconhecidas, como acontecia no Oceano Atlântico, então o mar tornava-se o reino de todos os monstros.
Adaptado de Bethencourt, Francisco e Chaudhuri, Kirti "História da Expansão Portuguesa" Vol.1
Para veres a representação de outros monstros marinhos clica nos endereços que se seguem:
quinta-feira, 17 de maio de 2007
VOAR
Duomo Santa Maria del Fiori
O maior e talvez mais belo dos castelos do vale do Loire, em França. Considerado por muitos "um dos milagres do mundo". Foi mandado construir por Francisco I, tendo a fase inicial da sua construção durado de 1519 a 1541. Situa-se no centro de um parque de 5 500ha, com 154m de comprimento e 117 m de largura, 440 quartos, 365 chaminés e uma famosa escada dupla, verdadeira proeza arquitectónica, que ainda hoje espanta os construtores e terá sido concebida por Leonardo da Vinci.
Clica no endereço que se segue e poderás ver imagens e ler mais um pouco da sua história. Não te esqueças de ligar o som do teu computador http://www.viagensimagens.com/cast_chambord.htm
Atenção: como o texto está escrito em Português do Brasil, surgem algumas palavras com ortografia diferente. Vejamos: deverá ser projecto, projectada, trajecto e tecto. Dizemos, sumptuoso e não suntuoso, autocarro e não ônibus e escrevemos Luiz(s) XIII e não 13.
Catedrais Subterrâneas - Minas de Sal de Wieliczka
Situadas na Polónia, a sudeste de Cracóvia, desde a sua abertura no século XII, as minas de sal não pararam de atrair visitantes e celebridades de todo o mundo. Por elas passaram, por exemplo, o czar Alexandre I, Chopin e o imperador austríaco Francisco José. Imagina que para este imperador, os engenheiros das minas, construíram um caminho-de -ferro e numa carruagem almofada a roxo percorreu as galerias. Actualmente, os visitantes descem 394 degraus até ao primeiro nível, antes de iniciarem uma marcha de cerca de 2Km através desta mina com 700 anos de idade.
Para veres outras imagens das minas, clica no endereço que se segue:
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&q=minas+de+sal+de+wieliczka&gbv=2
sábado, 12 de maio de 2007
As Distracções na Idade Média
Entre as actividades mais queridas da nobreza e do clero, e com mais frequência praticadas, contava-se a caça. Na caça chegavam os nobres a passar semanas e meses.
Marques, A. Oliveira "A Sociedade Medieval Portuguesa"
terça-feira, 1 de maio de 2007
Pavilhão Rosa Mota / Palácio de Cristal
Museu Romântico
O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, está instalado num edifício do século XIX. Trata-se da antiga Quinta da Macieira, Macieirinha ou Sacramento, pertenceu à família Pinto Basto. O rei Carlos Alberto do Piemonte veio a habitá-la em 1849, no seu brevíssimo tempo de exílio em Portugal, de 14 de Maio a 28 de Julho, data da sua morte.
Este Museu pretende ser a reconstituição do interior de uma casa da burguesia abastada do século XIX.
Podes visitar este Museu de 3ª a Domingo . Entrada gratuita aos Sábados e Domingos.
Horário: 3ª a Sábado 10:00h / 12:30h e 14:00h / 17:30h. Aos Domingos apenas no horário da tarde. Encerra à 2ºf e feriados.
domingo, 29 de abril de 2007
Pelourinho
A partir provavelmente da segunda metade do século XVI, o sistema de detenção na gaiola vem a ser substituído, em virtude de nessa época, se começarem a construir os edifícios do tribunal e cadeia onde os condenados começaram a cumprir as suas penas.Como as grandes colunas das picotas deixaram de ser encimadas pela gaiola prisão, veio a criar-se o remate simbólico e decorativo da pequena gaiola em pedra.
Picota século XII a XVI
domingo, 22 de abril de 2007
VIAGEM VIRTUAL
É um notável exemplar da arquitectura portuguesa do Romantismo.
Foi considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Recorda o que lemos sobre D. Fernando de Saxe Coburgo Gotha, no último Boletim de História - Fevereiro 2008.
Clica no endereço que te deixo e vê mais fotografias deste belo palácio.
http://www.pbase.com/diasdosreis/pena&page=all
Um pouco do seu historial:
Este novo espaço de divulgação científica e tecnológica situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO'98, foi um dos seus pavilhões temáticos, o do "Conhecimento dos Mares".
O Pavilhão do Conhecimento dos Mares, foi, com os seus 2.543.914 visitantes, um dos mais visitados da EXPO'98.Com esta sua nova missão, o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva pretende ser um núcleo de interesse e um pólo de atracção.
A 12 de Maio de 1731, D. João V autoriza a construção do Aqueduto das Águas Livres. As obras de construção iniciam-se em Agosto de 1732 e em 1748 o Aqueduto entra em funcionamento. A sua extensão, incluindo todos os seus ramais, é de 58 135 metros com 35 arcos.
O Aqueduto é uma das mais notáveis obras de sempre da engenharia hidráulica.
Agora que tanto se fala da importância de todos contribuirmos para a conservação da água, fica a proposta desta visita virtual e quem sabe, quando fores a Lisboa vás ao Museu ver no local o que agora visitas através do convite que te faço.
Não esqueças:
Todos temos o dever de contribuir para a conservação da água, porque:
*não há vida sem água;
* a água é um bem precioso indispensável a todas as actividades humanas;
*a água é um património de todos e todos devemos reconhecer o seu valor;
*cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado;
*alterar a qualidade da água é prejudicar a vida do homem e dos outros seres vivos.
adaptado de Carta Europeia da Água, 1968
Clica no endereço que se segue e efectua uma visita ao Museu da Água e aos seus quatro nucleos museológicos. http://museudaagua.epal.pt/museudaagua/
Museu dos Coches
Carrinho de Criança (2ª metade do século XIX)
O Museu dos Coches possui uma colecção de viaturas reais do século XVII aos finais do século XIX. É considerada a mais notável colecção do mundo do seu género. É um dos museus mais visitados de Portugal.
Clica no endereço que se segue e viaja através do menu que te é oferecido. Clica em Colecção e depois em coches, berlindas, carrinhos, etc. e em Acessórios e depois em acessórios de: viatura, cavalaria, cortejo e fardamento. Não esqueças o Traje.
Endereço: http://www.museudoscoches-ipmuseus.pt/pt/frameset.htm
Queres visitar Conímbriga?
Clica no seguinte endereço: http://www.conimbriga.pt/index.html
E se fôssemos até ao belo Mosteiro de Santa Maria da Vitória na Batalha?
Clica no seguinte endereço:
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Leiria.VR/Patrimonio/Batalha/index.html
Atenção que no pequeno texto que acompanha as imagens tens quatro erros ortográficos: deves escrever inimigo, português, incêndio e espoliação. Fica o alerta - Como vês nem tudo o que se escreve na Internet está correcto!
Podes ainda clicar neste outro endereço:
http://migueleloi6.no.sapo.pt/Batalha/Batalha%2001.htm
Caminhemos mais para Sul, estamos junto ao rio Tejo e ao fantástico Mosteiro dos Jerónimos, a jóia do estilo Manuelino.
Encomendado pelo rei D. Manuel I , pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio, em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitectos e construtores, entre eles Diogo Boitaca(plano inicial e parte da execução) e João de Castilho.
Clica no seguinte endereço:
http://www.mosteirojeronimos.pt/index_mosteiro.html
Corre a galeria virtual, a história do Mosteiro, a visita guiada, a forma como este está a ser conservado... sem esquecer os dois passatempos que te são oferecidos, vais gostar. Boa Viagem!